Giramundo teatro de bonecos

07/06/2013 22:42

 

O Giramundo  é um dos grupos teatrais de bonecos mais significativos de todo o mundo. Sediado em Belo Horizonte, ele foi gerado, em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Martins. Amplamente premiada, a companhia desenvolveu os bonecos que tanto sucesso fizeram na minissérie Hoje é Dia de Maria, transmitida pela Rede Globo.

Este grupo é considerado um dos mais produtivos na esfera teatral, pois em 37 anos de existência foi o responsável pela criação de 33 espetáculos. A velocidade com que o Giramundo trabalha lhe valeu uma vasta coleção de bonecos, cuidadosamente mantida no Museu instituído pela própria companhia.

O longo tempo na trajetória artística lhe permitiu angariar uma vivência profissional inigualável no campo do teatro de bonecos. Suas peças apresentam uma dupla face; de um lado, o investimento nas tradições, no resgate da história deste gênero; de outro, a verve experimental, guiada pela investigação de todos os ângulos que podem ser trabalhados nesta modalidade de representação.

Recentemente, a convivência entre o tradicional e o moderno ganhou um novo aspecto, o da incorporação da tecnologia nesta cultura ancestral. O vídeo, agora, permite que o teatro de bonecos espose a videoanimação, com grande sucesso. Este novo recurso se alia à expressão corporal dos intérpretes e ao aprimoramento dos bonecos.

A Companhia Giramundo apresenta também um Programa de Restauração de Espetáculos, coordenado por Beatriz Apocalypse. Ele visa compor um painel com os trabalhos mais importantes da trupe e assim, em conjunto com o Museu do grupo, elaborar um arquivo que preserve os bonecos em plena atuação, captando sua mobilização no espaço cênico.

A meta deste projeto é criar um teatro de repertório que se mantenha em constante ação artística. Para isso foram treinados novos grupos de marionetistas, as quais cabe montar as peças, reparar os bonecos, renovar cenários e figurinos. O Museu, inaugurado em 2001, é peça chave em todo esse esforço, por abrigar todo este acervo, além de dados sobre a história do teatro de bonecos brasileiro.

 

Museu Giramundo

As novas criações desta companhia se destacam por permitir uma interação entre os vários espetáculos, não só nos aspectos técnicos, mas também na sua natureza artística e no teor das montagens. Visando alcançar este objetivo, o Giramundo instituiu a elaboração das peças mais recentes através dos núcleos de criação.

Vale a pena observar espetáculos como a série Miniteatro Ecológico e as peças Pinocchio, A Flauta Mágica, ambas de 2006, e Vinte Mil Léguas Submarinas, de 2007. Neles é possível encontrar estas novas características. Também é fundamental, para conhecer melhor o Giramundo, visitar seu Museu.

Nele está inserida a maior coleção particular de marionetes em terras brasileiras. Encontram-se igualmente neste espaço várias pesquisas cenográficas e estudos de figurino; planos técnicos originais de Álvaro Apocalypse; e um vasto painel de documentos e obras sobre o Teatro de Bonecos em escala mundial.

 

POSTADO POR ROSI OLIVEIRA

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Giramundo
https://www.giramundo.org/teatro/index.html