"O mundo é feito de cores, sons e cheiros..."

Técnicas de Animação 3 -Stop motion
 

Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.

Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.

Ela é bastante usada por gigantes do entretenimento como a Disney e também na criação de animações caseiras e não tão pomposas.

Usada tanto em desenhos animadas quanto em filmes com atores reais, esta técnica é bastante difundida no meio cinematográfico e há alguma décadas faz parte da rotina criativa de diversas pessoas ao redor do mundo.
No cinema, o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável, visto que os modelos precisam durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.

Um dos muitos filmes feitos com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto e O Fantástico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, além de A Festa do Monstro Maluco (1967) e Frankenweenie (2012), são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema que utilizam essa técnica, mas ela é usada principalmente em trabalhos de animação.

Os filmes em stop motion podem ser feitos em casa, apenas utilizando "miniaturas"; podem ser uma simples brincadeira, pelo fato de sempre empregarem bonequinhos e por esse tipo de animação chamar mais atenção do público infantil.

 

 

Crie seu próprio Stop Motion

Para criar seu Stop Motion você precisará, primeiramente, de duas coisas: um computador com um programa para a edição de vídeo (Ex: Windows Live Movie Maker) e uma câmera fotográfica digital. Tendo isso, você precisará agora de personagens, que podem ser bonecos vendidos em lojas ou feitos com massa de modelar, como já foi dito anteriormente.


 

 

CRÉDITOS DO VÍDEO: FLÁVIA RIBEIRO DA LUZ
FONTE: YOUTUBE.COM

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode