"O mundo é feito de cores, sons e cheiros..."

Poética Pessoal

Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.  Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

   "A mulher chorando" (Picasso)
 

Pablo Picasso é considerado o criador do cubismo, buscava pintar a quarta dimensão (espaço-tempo), reproduzindo várias partes do objeto ao mesmo tempo.

Seriam essas suas poéticas pessoais ou apenas suas técnicas?

  "The night café" (Van Gogh)
 

 

Um dos pioneiros da arte moderna, o holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) tem entre suas marcas o traço visível da pincelada e o uso de cores vibrantes, que contrastam com o realismo do academismo até então vigente. Um dos pintores com maior reconhecimento na atualidade, o artista suicidou-se sem ver o seu trabalho reconhecido, tendo vendido apenas um dos seus 879 quadros.”

 

Van Gogh queria pintar os sentimentos das pessoas e Picasso a brutalidade humana, seriam as mensagens? Afinal, o que seria essa tal de poética pessoal?
Recordando, arte é uma forma de comunicação não verbal que nasce da relação do artista com seu meio ambiente. Então, poética pessoal de um artista é seu estilo, sua técnica e sua mensagem subliminar, a característica particular de sua obra.

 

Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.



Perceber poéticas visuais é viajar pelas obras dos artistas e captar suas marcas pessoais. Para iniciar nossos estudos de poéticas, é importante tentar descobrir sua própria poética, seu repertório pessoal e cultural, seus interesses, seus desejos. Para isso, vamos criar um "diagrama pessoal", que é um esquema, que sugere uma análise, com informações básicas, diretas, de suas preferências, costumes, estudos (Leituras, músicas, comida, lazer, viagens, cursos, expectativas...). Pode ser feito numa folha A4, com formas básicas, como quadrados,retângulos, ...

 

Exemplo de um diagrama:

 

POÉTICAS PESSOAIS NA LINGUAGEM DA Fotografia

                                          SUGESTÃO DE ATIVIDADE - II   (2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO)





 

Em Artes Visuais, vamos fazer o estudo na linguagem da Fotografia da poética de alguns artistas, conhecendo seus trabalhos, sua biografia, seus interesses...
Antes disso, que tal descobrirmos um pouco mais sobre a linguagem da Fotografia?
Apesar de tão acessivel através dos celulares e câmeras digitais, já passou por "artigo de luxo", que poucos tinham acesso e que havia uma grande preocupação antes de qualquer "clic", afinal, não se podia gastar um filme com imagens que não ficassem boas. Seu custo na compra do filme e da revelação da foto fazia com que cada "clic" fosse extremamente pensado e calculado.

A seguir, vamos iniciar nosso contato com as poéticas de alguns fotógrafos atuais, com características bem distintas. É importante conhecer suas biografias e suas obras, entendendo melhor assim, suas poéticas.
 

Fotógrafos para estudo:

  VIK MUNIZ

 

  SEBASTIÃO SALGADO

 

  CRISTIANO MASCARO

 


Depois de conhecê-los, monte uma tabela comparando suas poéticas, com as seguintes informações: Nome do Fotógrafo, Formação Intelectual (estudos, viagens...), Procedimentos (como são suas fotos), Temática (os temas, o que retratam). Coloque somente o essencial de cada informação (em ítens), para que a tabela seja direta, como um resumo para estudo, porém, não deixe de colocar tudo o que considerar importante.

 

EXEMPLO DA TABELA:

                                 

 

 

Após concluir a tabela, analise-a e responda no verso da mesma as seguintes questões:


- A formação intelectual de cada artista influencia em seu trabalho? Justifique.
- Por que podemos dizer que a fotografia pode ser mais que um registro da realidade?

 

 

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode