"O mundo é feito de cores, sons e cheiros..."

Materialidade da Arte

 

Em todo trabalho de arte sempre há a combinação de materiais.

Cada material é uma matéria que dá consistência física à obra de arte. O corpo, o movimento, do/no corpo, como a parafina e o feltro, ou, som e o silencio, são matérias que deixam de ser o que são quando sujeitas à pratica artística, perdendo sua crueza de matéria pela passagem para o simbólico.

Matérias são peles sobre a carne da obra.

“Separar a matéria de sua obra é impossível. A matéria é insubstituível: a obra nasce como a adoção de uma matéria e triunfa como matéria formada.” (Pareyson)

Quando tratamos de materialidade nas artes, seja em qualquer eixo artístico, tratamos principalmente do que podemos ver, perceber e fazer para que a arte ou obra de arte possa existe em um contexto visível e apreciável.

 

Assim tratamos de três peças fundamentais para que tudo se torne possível, o suporte, a ferramenta e a matéria.

 

O suporte à podemos assim exemplificar, como o que suporta, segura, serve de sustentação para a obra de arte. Nas artes visuais o suporte mais comum é a tela de pintura, pois ela suporta o desenho, a pintura. No eixo música, o principal suporte para o som é a pessoa que segura e toca o instrumento ou sustenta a voz que faz então a melodia. Já no eixo dança como no teatro também temos como principal suporte o corpo do artista, que dá para a arte a possibilidade do gesto.

 

A ferramenta à é sem dúvida nenhuma uma arma que se utiliza para a criação, assim, como o exemplo de suporte para as artes visuais foi a tela, temos como ferramenta o pincel, que é o que vai servir para que a obra de arte seja realizada, na música a ferramenta são os instrumentos musicais ou as cordas vocais, no teatro e na dança as ferramentas podem ainda ser o corpo dos artistas, uma vez que elas são o que sustentam  (suporte) mas o que fazem a rate acontecer também.

 

A matéria à pode ser considerada propriamente o que chamamos de material para a arte, sendo assim, é o que se utilizou para que a obra de arte pudesse ser realizada e finalizada, assim a matéria para o nosso exemplo de artes visuais são as tintas, para a música seria a melodia, os sons e para o teatro e a dança, as formas corporais e os gestos.

 

Basicamente seria assim que poderíamos definir a materialidade nas artes, de uma forma simples.

 

TABELA DE EXEMPLOS

 

 

SUPORTE

FERRAMENTA

MATÉRIA

ARTES VISUAIS

tela

papel

pincel

lápis

tinta

grafite

TEATRO

O corpo do artista

O corpo do artista

Formas corporais e gestos

DANÇA

O corpo do artista

O corpo do artista

Formas corporais e gestos

MÚSICA

Pessoa que toca ou canta

Instrumentos musicais e cordas vocais

Sons e melodia

  

Postado por Rosi Oliveira

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

© 2013 Todos os direitos reservados.

Loja online grátis Webnode